Blog do Pr. Meirinho


09/06/2012


 
 

PÉROLA VALIOSA

PÉROLA VALIOSA

“O Reino dos céus é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou”. (Mateus 13. 45 – 46)

A princípio temos nesta Parábola um detalhe bem curioso e relevante – Um homem que procura pérolas de grande valor.

Sabe-se que as mais valiosas pérolas são encontradas no Mar Mediterrâneo e no Golgo Pérsico, mas para identificá-las é necessário grande pericia, o que parece não faltar ao aludido comerciante.

Uma pérola,  antes, apenas um simples grão de areia. Penetra no interior da ostra,  que é envolvida por secreção ao longo do tempo, até se tornar uma rara jóia, cuja cor varia – dourada, prateada, verde, negra, creme. Relacionando ao Reino dos Céus, no contexto do Novo Testamento temos: Um simples grão de areia – que aponta para a simplicidade do Reino. Da areia à pérola – mostra  o processo até que o Reino se tornasse reconhecido. O negociante que procura – sabe que a Pérola é preciosa, por isso não hesita em vender tudo o que possuía, para comprar uma única pérola, que apesar de pequena, era muito valiosa.

Reino dos Céus e Reino de Deus são sinônimos, mas se desdobram em várias episódios distintos, em diferentes épocas, sem perder sua principal característica – O Reino preparado por Deus, que tem Cristo como seu grande Príncipe/Rei, cujo objetivo é ser descoberto, por todas as pessoas que o procuram, como resultado da valorização que lhe atribuem.

Entendemos que, o Reino não está sendo tão procurado, porque as pessoas estão perdendo o senso de avaliação e o espírito de valoração do real sentido do reino que foi por Cristo proclamado. Os que olham para o reino, como se fosse apenas um grão de areia, jamais o procurarão; mas os que vêem  àquele simples grão de areia que pode se transformar em uma pérola de grande valor, estão prontos, para procurar, procurar, até encontrar. Depois, fica mais fácil renunciar, vender tudo que possui para adquiri-la.

Como estamos vendo o Reino de Deus? Um simples grão de areia? Uma areia em processo de pérola? Ou, já descobrimos a Jóia de grande valor. Se nada disso ainda nos aconteceu, podemos estão aprender um pouco mais com o caçador de pérola, que depois da descoberta, acaba trocando o seu reino – suas riquezas, pelo reino que não é seu, mas que lhe garante muito mais segurança, porque trata-se de uma reino que não pode ser destruído, eterno e inabalável.

F. Meirinho

www.prmeirinho.zip.net

 

 

Categoria: MOTIVAÇÃO E FÉ
Escrito por Francisco Meirinho às 11h39
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

06/06/2012


 
 

"DESABAFO ENTRE OS SÁBIOS"

Autor: F. MEIRINHO

Quando: 06/06/2012

DESABAFO ENTRE OS SÁBIOS

* "Três coisas há que só se conhecem nas ocasiões: O valor, no perigo; a prudência, na cólera, e os amigos, na adversidade." (Sêneca)

* "Só é candidato à derrota quem foge da batalha." (F. Meirinho) 

* "O homem que se vende recebe sempre mais do que vale." (Anônimo)

Categoria: Citação
Escrito por Francisco Meirinho às 19h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]
 

Perfil

Meu perfil
Estados Unidos, CT, Bridgeport, Homem, Portuguese, English, Livros, Esportes
MSN -

Histórico