Blog do Pr. Meirinho


04/01/2013


VIAGEM LEVE

Uma das preocupações para quem se planeja para uma viagem de férias, ou a trabalho é o peso da bagagem, as outras podem também representar pesos relacionados a  responsabilidade, ansiedade, compromissos. Mas, todos de alguma forma desejam que a viagem seja leve – um clima psicológico compatível, um peso físico adequado e que as demais coisas contribuam para que tudo ocorra bem.

Na vida há vários tipos de viagem, planos, projetos, ou caminhos que traçamos. Quem namora e casa tem por objetivo criar uma família feliz e caminhar na leveza das emoções que são peculiares, para isso, deve traçar bem sua rota, estar consciente do que uma família exige, para viver na expectativa de sua leveza.

A humanidade, em função do caminho que adotou, tomou rumo diferente do plano original do criador e resolveu traçar o seu próprio projeto de vida. Constatou o fracasso, o caminho se tornou espinhoso, doloroso, fatigante e a humanidade se sentiu perdida, mas, como está escrito: “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3. 16)

Como resultado do amor incondicional de Deus, um novo e vivo caminho se abriu, permitindo que toda a humanidade por ele viajasse de forma simples, feliz e leve.

E foi assim, com Jesus se manifestando como salvador, convidando a viajar com ele, rumo à vida de segurança, paz e liberdade. Dizia: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviareis, tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim...(Mt 11. 28 - 29)

Jesus continuou seu ministério propondo uma vida de leveza e paz, porque sabia que o peso que os homens carregavam estava relacionado a escravatura espiritual advindo do distanciamento de Deus. Quanto mais procuravam desvencilhar-se mas pesado o fardo ficava, porque anexavam à sua falta de significados, elementos nocivos da religião legalista das seitas dos fariseus e saduceus.

Pior que, apesar de Cristo propor uma vida cristã de – jugo suave e fardo leve, há os que conspiram contra a graça de Deus, impondo pesos insuportáveis aos que tomaram a decisão de viver a liberdade dos filhos de Deus. Cabe a cada um de nós escolher uma viagem leve, planejada por Deus, tendo Cristo como guia turístico, que conhece cada particularidade das maravilhas que Deus preparou para os que o amam.

Infelizmente, nem todos desejam viajar no projeto que Deus planejou, por isso tomam outras bagagens pesadas, planos estranhos que levam a destinos diferentes, e acabam dizendo não, a exemplo de Hobabe a Moisés: “Disse Moisés a Hobabe (...): Estamos de viagem para o lugar de que o Senhor disse: dar-vo-lo-ei – vem conosco, e te faremos bem; porque o Senhor prometeu boas coisas a Israel. Porém ele respondeu: Não irei... (Nm 10. 29-30)

Hobabe representa você, Moisés - Cristo. E daí quer vir ou ficar! Ficar é carregar excesso de bagagem e vagar errante no deserto da vida, sem rumo e sem direção.

Pr. Meirinho

www.prmeirinho.zip.net

 

 

 

Escrito por Francisco Meirinho às 16h17
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]
 

Perfil

Meu perfil
Estados Unidos, CT, Bridgeport, Homem, Portuguese, English, Livros, Esportes
MSN -

Histórico