Blog do Pr. Meirinho


04/11/2014


 
 

SALVAÇÃO Está Santificado

Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões  que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos  vós mesmos em todo o vosso procedimento. (1 Pedro 1. 14, 15)

Embora a palavra santo tenha saído um pouco de moda, entretanto é preciso saber que ela encontra ressonância em todo o evangelho, seja na forma direta ou indireta, como também naquilo que define uma pessoa na sua experiência de comunhão com Deus e sua dedicação às coisas a Ele pertinente.

 A santificação está inserida no contexto da salvação, porque ela representa um processo a ser seguido, como resultado  da conversão a Cristo.

1.    O QUE NÀO É SANTIFICAÇÃO

a)    A eliminação das pulsões naturais da vida.

b)   A prática do legalismo religioso, que consiste nas observações de inúmera regras.

c)    Formas de ascetismo ou prática de sacrifícios pessoais, por meio dos quais, alguns acham que reduzem às tentações carnais, e/ou se tornam com direito de auto-redenção.

2.    COMO A SANFIFICAÇÃO É OPERADA

a)    Pelos méritos de Cristo com base em seu sacrifício perfeito, onde o sangue de Cristo aparece como elemento de purificação e de santificação.

-       O povo é santificado pelo Seu sangue: “Por isso que também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue...(Hb 13. 12)

b)   Pelo Espírito Santo

-       Santificados pela ação do Espírito: “...Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade. (2 Ts 2. 13)

-       Santificado pelo Espírito com propósito:  “... eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito para a obediência...(1 Pe 1. 1, 2)

c)    Pela ação da Palavra.

-       Santificados na verdade: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. (Jo 17. 17)

-       Amando e santificando pela Palavra. “...amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo a purificado por meio da lavagem de água pela palavra. (Ef 5. 25, 26)

3.    SANTIFICAÇÃO É:

a)    Estar separado do mal, inserido na esfera do bem, para que a pessoa seja um instrumento de bênção no mundo.

b)   Separar-se para uma vida de dedicação a tudo que concerne aos propósitos, vontade e desígnios de Deus, em relação:

-       A Ele próprio, como Deus soberano.

-       À igreja que é o corpo de Cristo, formado por seres humanos, do qual fazemos parte.

-       E à dedicação geral, visando o triunfo do bem.

Santificação que não visa uma vida de estabilidade espiritual e uma profunda sintonia com o pensamento de Deus, a respeito de tudo aquilo que é possível  à parceria humana, é outra coisa, menos santificação, que originalmente quer dizer: separar para dedicar, começando com o “EU”, o grande sujeito e, depois com tudo aquilo relacionado – ao objeto circundante - seja tempo, dinheiro, talento, inteligência, etc.

A santificação é um processo.

Está santificado é um estado em que os filhos de Deus se sentem honrosos em participar do grande projeto do Pai.

Francisco Meirinho 

 

 

Categoria: COMUNIDADE CRISTÃ ALTERNATIVA
Escrito por Francisco Meirinho às 15h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

 
 

SALVAÇÃO- Está Justificado

 

“...sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus...(Romanos 3. 21- 26)

 Antes de Jesus morrer na cruz, suspirou aliviado – está consumado. A primeira parte da redenção estava concluída. O que dependia dele, que era se entregar como sacrifício perfeito tinha sido feito – ele morreu pelos nossos pecados. Até  à morte dependia exclusivamente do homem chamado Jesus. Mas, para que a conquista completa fosse concretizada era necessária a sua ressurreição, o que aconteceu por intervenção de Deus ao terceiro dia após sua morte.

 O QUE SIGNIFICA SER JUSTIFICADO?

a)    Quitar a dívida, ser declarado justo. Como tentou explicar o Teólogo Myer Pearman: “O réu está perante Deus, o justo juiz; mas, ao invés de receber sentença condenatória, ele recebe a sentença de quitação”.

b)   Pela fé em Cristo, o redimido não deve nada a divindade, portanto está livre do pecado e de toda espécie de maldição.

c)    Como escreveu Christmas Evans: “A justificação outorga ao crente o direito e a garantia da glória futura, a respeito da qual as Escrituras nos fornecem a promessa”

BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO 

a)    Os principais benefícios da justificação:

·      A conquista da paz;

·      O acesso à graça divina;

·      E a esperança da glória. “Justificados mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus”. (Rm 5. 1-2)

b)   Há dois elementos fundamentais para que  fosse disponibilizado o direito à justificação:

·      O que Cristo fez por nós;

·      E o que fazemos em relação à fé que temos. Fé em Cristo é igual concordar e aceitar tudo o que ele conquistou por nós na cruz.

·      Beneficie-se de tudo, usando apenas a fé. “Justificados mediante a fé”.

3.    A JUSTIFICAÇÃO APONTA PARA A BONDADE E OS FEITOS DE DEUS, E NÃO PARA O FEITOS HUMANOS

a)    O homem não é justificado pelos seus feitos: “...sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim, mediante a fé em Cristo Jesus...(Gl 2. 16)

b)   Os cristão precisam dar mais valor ao que Cristo já fez, e deixar de querer colocar à mão do ego, como se o que Ele fez ainda não satisfaz as exigências de Deus e as expectativas humanas, quanto ao perdão completo e plena justificação.

c)    Cada vez que inventamos coisas extras como garantia da justificação, tentamos desfazer, tanto a bondade, quanto o poder de Deus em relação seus atos misericordiosos.

d)   O que Cristo realizou foi – completo, abrangente, sem distinção e perfeito. Tão somente, creiamos!Está justificado é a melhor posição que a pessoa pode se encontrar.

Francisco Meirinho

 

Categoria: COMUNIDADE CRISTÃ ALTERNATIVA
Escrito por Francisco Meirinho às 15h30
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

 
 

SALVAÇÃO

Está Regenerado

Religião que não tem uma proposta concreta de regeneração humana, oferecida pelo Evangelho de Cristo é apenas mais uma religião, porém despida de seu significado original, que significa – religare, ou ligar o homem a Deus, visando sua regeneração para que os altos propósitos de Deus sejam viabilizados. Portanto, o processo de salvação não visa apenas preparar o homem para o futuro, no estágio da plena espiritualidade, mas sim, prepará-lo para o aqui e agora.

Um homem regenerado se torna uma pessoa sábia, educada, com bom inter-relacionamento pessoal, sem se tornar manipulado, ou extremamente tolerante.

Um homem regenerado é alguém “antenado” a tudo; pronto para mudar e ser mudado,  corrigir e ser corrigido sem perder a referência crística.  Acima de tudo, esse homem se torna um amante do bem, um agente da justiça e que sabe separar, à semelhança de Deus, o pecador do seu pecado. Deus odeia o pecado, que é – o erro do alvo, mas apesar disso – ama o pecador.

Um homem regenerado é minimamente honesto, portanto, foge de todo engano e manipulação. Sabe o que representa para o outro - um grama, um centavo e um centímetro.

A regeneração é necessária para dar sentido à vida, e uma forma mais inteligente para que a humanidade viva em paz e em segurança, pela assimilação da responsabilidade espiritual, pessoal e social, onde cada qual procura aproximar-se do que é justo, fazendo sua parte no sentido de viver intensamente na direção da compreensão efetiva de seus deveres e direitos.

Pessoalmente não avalio uma pessoa pela religião que possui, nem pela quantidade de versículos bíblicos que cita, nem tampouco pela sua aparência de espiritualidade, oração, piedade, etc., mas pelo seu nível de regeneração absorvida, embora o evangelho proponha regeneração plena.

Quem não possui a plena regeneração em Cristo, que é o ideal, mas já merece louvor se o fizer em parte, seguindo alguns de seus exemplos.

Na proposta de regeneração plena do Evangelho de Cristo temos:

1.    A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO

a)    Através do qual a pessoa é nascida de Deus (1 Jo 5.1).

b)   Através do qual a pessoa é nascida do Espírito (Jo 3. 8).

 

2.    A NECESSIDADE DE PURIFICAÇÃO

a)    Segundo Paulo fomos salvos mediante o lavar regenerador (Tt 3. 5).

b)   Que simbolicamente se apresenta no ato do batismo: “E agora, porque te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (At 22. 16).

 

3.    A NECESSIDADE DE VIVIFIAÇÃO E NOVA CRIAÇÃO

a)    Através deste processo surge o novo homem (Cl 3. 10).

b)   Surge a transformação pela mente renovada (Rm 12. 1-2).

c)    Aparece a renovação mais profunda de vida e de caráter – a renovação no “espírito do entendimento”. (Ef 4. 23)

 

4.    A NECESSIDADE DE PLENA RESSURREIÇÃO EM VIDA

a)    Isso se dá pela morte voluntária do ego, na fé de uma ressurreição para uma vida regenerada (Rm 6. 4-5).

b)   Para que haja o transporte para o Reino de Deus (Cl 2. 13).

c)    Afim de podermos assentar nos lugares celestiais em Cristo, onde é possível receber o nutriente necessário para poder, tanto cultivar, quanto manter as virtudes de uma pessoa realmente regenerada (Ef 2. 5-6)

Cristianismo sem regeneração pessoal, ou é uma grande tragédia, ou uma hipocrisia religiosa. Sem regeneração não há salvação, (o inverso também é verdadeiro) e muito menos vida abundante, tão enfaticamente pregado por Jesus de Nazaré, que se tornou Salvador e Senhor para todo o sempre.

Está regenerado, eis uma grande posição.

Francisco Meirinho

 

 

 

Categoria: COMUNIDADE CRISTÃ ALTERNATIVA
Escrito por Francisco Meirinho às 15h24
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

SALVAÇÃO - Está consumado

 

“...como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? (Hebreus 2. 3)

 

Quando os nossos primeiros pais pecaram contra o Senhor Deus, eles transgrediram o mandamento. Eles eram possuidores da vida eterna e viviam no paraíso previamente preparado, para que pudessem usufruir de toda a felicidade. O pecado passou a todos os homens, separando-os do criador.

 

Cada pessoa ao nascer, já nasce sob efeito direto do pecado. Todos nascem em pecado, como expressou o Rei Davi: “Eu nasci em iniqüidade e em pecado me concebeu minha  mãe” (Salmos 51. 5).

O pecado trouxe as seguintes conseqüências:

 

a) Separou o homem de Deus. A partir do pecado o homem fugiu da presença de Deus. “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaias 59. 2). O homem separado de Deus não pode viver bem. Ele percebe que algo está lhe faltando, porém, como o seu coração  está em trevas ele acaba ouvindo mais as trevas do que  a luz.

 

b) Foi o responsável para gerar a morte. “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, Nosso Senhor (Romanos 6. 23). Do ponto de vista espiritual, o homem  que ainda não teve um encontro verdadeiro com Jesus Cristo está morto nos seus delitos e pecados.

 

c) O homem perdeu-se. A condição do homem sem Deus é de perdido. Como perdido ele vive desorientado, e por causa de toda essa situação, Deus providenciou-lhe um escape, garantindo-lhe a oportunidade de salvação, através de seu filho Jesus: “Porque o filho do  homem veio buscar e salvar o perdido”(Lucas 19. 10).

 

            O ser humano separado de Deus, morto espiritualmente, não pode viver bem. O Apóstolo Paulo referindo-se a essa triste e lamentável condição, escreveu: “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes...” (Romanos 1. 28 – 31).

 

Este é o estado do coração da maioria dos homens; porém, não é o desejo de Deus que o homem seja assim, por isso, enviou Jesus Cristo para salvar a humanidade.

 

O plano de Deus, a partir da queda, foi resgatar a humanidade. Através desse resgate abria para toda humanidade, a oportunidade de reconciliação, e nova vida: (Romanos 1. 16).

Para que esta grande salvação tivesse seu início foi necessário que algo relevante fosse consumado – a obra vicária de Cristo. Paulo pontuou: “...Cristo morreu pelos nossos pecados...”. (1 Co 15. 3) Na sua oração sacerdotal, disse ao Pai: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer...(Jo 17. 4) No alto do monte caveira ele estava agonizando por causa do sofrimento da cruz – subitamente balbuciou: Está consumado!

Para a conquista da grande salvação tudo foi preparado e consumado. Da nossa parte, basta um ato – Crer. “Quem crer e for batizado será salvo; quem porém não crer será condenado”. (Mc 16. 16)

Para consumar a salvação da humanidade ele teve de morrer. A cada pessoa, para consumar sua salvação pessoal, basta apenas crer. Crer para ser salvo e salvo para poder viver a vida de segurança, paz e liberdade.

Não invente mais nada, tudo está consumado!

 

Francisco Meirinho

 

 

 

 

Escrito por Francisco Meirinho às 15h07
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]
 

Perfil

Meu perfil
Estados Unidos, CT, Bridgeport, Homem, Portuguese, English, Livros, Esportes
MSN -

Histórico